Os produtores de anime da KADOKAWA, Takuya Yoshioka e Maki Mihara, concederam uma entrevista à The Television, de propriedade da KADOKAWA, na qual compartilharam suas experiências de trabalho na série de sucesso “My Happy Marriage (Watashi no Shiawase na Kekkon)” e discutiram o futuro do anime, tanto no Japão quanto no exterior.
Quando perguntado sobre a crescente importação de anime da China e da Coreia para o Japão, Yoshioka expressou sua preocupação com o impacto que isso poderia ter na produção nacional, comentando: “Acho que em qualquer trabalho visual, há elementos que só podem ser criados com base no histórico cultural de um país ou região e nos valores que foram cultivados por muito tempo. Há animações que só podem ser feitas com a sensibilidade e a natureza que nascem no Japão”.
Ele continuou, observando a importância de proteger o anime japonês: “É por isso que acredito que é responsabilidade dos criadores proteger e desenvolver o ambiente de produção e suas funções, e continuar produzindo anime continuamente para que as pessoas envolvidas com anime possam ser devidamente enriquecidas”.
Yoshioka também expressou preocupação com o modelo de produção atual, que prioriza os lucros a curto prazo: “Nesse sentido, eu me preocupo com o fato de que, em vez de muitas obras de anime serem produzidas no exterior e virem para o Japão, como acontece com outros setores, se as coisas puderem ser produzidas no exterior com custos e mão de obra baratos, o investimento será direcionado para lá, levando a um declínio na capacidade de produção e no setor doméstico. Além disso, no Japão, onde o crescimento econômico está estagnado, criadores talentosos e recursos humanos irão para o exterior.”
Ele acrescentou: “Acredito firmemente que é hora de reconsiderar o modelo de produção e consumo de grandes quantidades de mão de obra apenas para vendas temporárias e para que as empresas com capital se unam e invistam seu dinheiro adequadamente, buscando uma produção de anime realmente ‘sustentável’. Se o ambiente de produção de anime no Japão se tornar mais estável e se estabelecer em uma base sólida para o crescimento, há um grande potencial para o surgimento de novas expressões com a entrada de estúdios estrangeiros, e acredito que há muitos elementos positivos para o desenvolvimento da animação”.
Por sua vez, Mihara expressou que o anime japonês mudou a percepção global do setor e disse: “O anime no estilo japonês mudou a percepção do que é anime, e estou ansioso para ver como outras culturas se expressam por meio do método de produção japonês”. Além disso, foi mencionado um fenômeno no setor japonês, pois muitos animadores estão deixando a animação para entrar no setor de videogames, que, de acordo com Takeshi Kikuchi, chefe de anime da KADOKAWA, está “30 anos à frente do setor de anime em termos de globalização”. Isso levou a um êxodo de talentos, pois as condições de trabalho, os baixos salários e o assédio são problemas comuns na indústria de anime, levando muitos animadores a mudar de setor.
Enquanto isso, os estúdios da Coreia do Sul e da China estão melhorando rapidamente suas capacidades de produção. O Studio PPURI da Coreia, por exemplo, recebeu elogios por seu trabalho no vídeo de abertura da primeira temporada de “Solo Leveling”, e a qualidade da animação chinesa está crescendo tanto que agora ela exporta regularmente suas produções para o Japão e as distribui para outros países.
Apesar desse crescimento internacional, Yoshioka concluiu enfatizando a importância de o Japão manter sua posição de líder na produção de anime:“Embora a entrada de estúdios estrangeiros possa enriquecer a animação, acredito que o Japão precisa se adaptar e permanecer competitivo para continuar a liderar a produção de anime no futuro.”