Cláudio “Galvan” Galvão Ferreira, nascido em 31 de maio de 1970 no Rio de Janeiro, é o grande convidado da semana em nosso portal.
Cláudio Galvan é dublador, ator, cantor, diretor, professor, e dono de estúdio próprio, o Galvan Estúdios, fundado por ele em 2017, e que realiza trabalhos na área da locução, dublagem, e formação de novos dubladores. Ele iniciou sua carreira artística aos 23 anos, em 1993, com trabalhos no teatro musical, tanto como bailarino, quanto como cantor. Iniciou na dublagem em 95 ao cantar as músicas para filmes da Disney, e em 96, deu voz ao Pato Donald, personagem que dubla até os dias de hoje!
Atuou em novelas na televisão aberta no começo dos anos 2000, e é figura conhecida do teatro brasileiro. Junto de seu estúdio, abriu cursos relacionados a dublagem, como: oficinas de dublagem, aulas de canto para dublagem, e em 2022 iniciou o Você Também Pode Dublar, curso introdutório à dublagem.
Cláudio despertou seu interesse na arte quando na escola, em sua adolescência, as atividades culturais disponibilizadas foram atraindo-o para o mundo artístico. Estudou na escola de dança do Theatro do Rio de Janeiro aos 14 anos, onde ficou por seis anos e logo foi conseguindo espaços no teatro musical, onde o canto lhe proporcionou diversos estágios e papéis.
Em 1993, já estava em peças do teatro musical, utilizando de dança e canto, em peças dirigidas por grandes nomes do cenário artístico nacional, como Maria Pêra, Jorge Fernando, Wolf Meyer, Cininha de Paula, Charles Muller e Carlos Botelho.
As formações do ator carioca impressionam;
- Dança: Ele estudou balé clássico na Escola de Dança Maria Olenewa, ligada ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e chegou a integrar o corpo de baile do próprio teatro;
- Canto lírico: Formou-se em canto lírico pelo Conservatório Brasileiro de Música, o que mais tarde o ajudaria a se destacar em papéis musicais tanto no teatro quanto na dublagem;
- Teatro: Estudou arte dramática no tradicional teatro O Tablado e se formou em artes cênicas pela UNIRIO. Desde os 23 anos, atuava em peças de teatro musical, o que o levou a participar de diversas montagens importantes no Brasil.
Ele tem premiações em;
- Prêmio Yamato (2008) – Indicado como Melhor Ator Coadjuvante por sua dublagem do Príncipe Edward no filme Encantada;
- Prêmio Bibi Ferreira (2013) – Vencedor na categoria Melhor Ator Coadjuvante pelo musical A Família Addams, no qual interpretou o Tio Fester;
- Prêmio Cesgranrio de Teatro (2019) – Ganhou como Melhor Ator de Musical também por sua atuação em A Família Addams;
- Indicação ao Prêmio Destaque Imprensa Digital (2018) – Pela performance no musical Romeu + Julieta Ao Som de Marisa Monte.
Em 1995, sua experiência musical lhe rendeu a oportunidade de participar no mundo da dublagem, ao fazer canções de filmes, com seu primeiro trabalho tendo sido em Pateta: O Filme, ao ser a voz cantada do protagonista que dá nome ao filme, numa época onde não era comum aos dubladores cantarem junto de seus papéis, o que assimilou ele no ramo.
Já em 1996, o Pato Donald introduziu Cláudio na dublagem além da música, quando já era familiarizado em fazer a voz do famoso pato da Disney, e chamou atenção pela semelhança vocal com a versão original americana. A partir daí, ganhou notoriedade por suas atuações em Mulan, ao dublar Li Shang, Ursinho Pooh, Crush em Procurando Nemo e Fillmore em Carros, todos pela Disney.
Ficou conhecido com o sucesso estrondoso de Shrek, ao dar voz a Lord Farquaad, Capitão em Madagascar e Megamente (Megamente), todos pela Dreamworks. Ele também teve seu espaço nas novelas brasileiras:
- Esperança (2002);
- Cabocla (2004);
- A Diarista (2005);
- Sinhá Moça (2006);
- A Favorita (2008);
- Paraíso (2009);
- Pantanal (2022, remake).
Nos animes, ele atuou em:
- Astro Boy (2003-2004) – Jack (Hiroaki Hirata);
- Log Horizon (2013-2021) – Lorde Umoto Arte Marves (Yutaka Aoyama);
- Os Sete Pecados Capitais (2014-2021) – Marmas (Kenichirou Matsuda) (1ª voz);
- Black Clover (2017-2021) – Digit Taliss (Wataru Tsuyuzaki);
- SAINT SEIYA: Os Cavaleiros do Zodíaco (2019-Presente) – Afrodite de Peixes (Keiichi Nanba) (2ª voz; 2ª Temporada);
- I’m Standing on a Million Lives (2020-2021) – Canteele (Shinichirou Miki);
- Black Summoner (2022) – Vozes Adicionais;
- Campfire Cooking in Another World with My Absurd Skill (2023) – Vozes Adicionais;
- Onimusha (2023) – Gorōmaru (Subaru Kimura);
- Diários de uma Apotecária (2023-2024) – Lakan (Takuya Kirimoto);
- Ririsa, Uma Garota em 2.5D (2024) – Ogino (Tomokazu Sugita).
Na entrevista, Cláudio nos conta sobre seu início na vida artística, a criação do Galvan Estúdios e seus cursos para dubladores, e participando da Associação de Dubladores Dário de Castro (um grupo de dubladores cariocas que visa unir discussões sobre a profissão, e mais recentemente, no processo de criação da lei que regulamenta a IA na dublagem), fala sobre a criação da PL que regulamenta a dublagem por IA no Brasil, além de falar sobre dinâmicas do processo.
Ele também dá seu parecer sobre a atual situação da dublagem brasileira, comentando sobre a qualidade do pessoal, fala sobre o Podcast Desfoque, e do processo de formação e capacitação de dubladores.
Siga o Cláudio no Instagram e no YouTube pelo Podscast Desfoque, onde ele traz profissionais relacionados à dublagem, além claro, de seu site oficial.
Leia o PL sobre a IA na dublagem no Brasil completo, aqui!
Siga também o Amer em seu canal de YouTube, no Twitter!
A entrevista estará disponível abaixo!
Quer entrar em contato conosco? Nos mande um e-mail para jotafragacostaaassessoria@gmail.com ou contato@animeunited.com.br.
Anime United, seu portal de animes, mangás e cultura japonesa!