Na matéria de hoje, a Anime United recebe uma autora da Shonen West, criadora de The Demon’s Blackmith, Sté!
Nascida em 29 de maio de 1995 no Rio de Janeiro, começou a desenhar e criar esboços de estórias na infância, e em 2024 estreou na Shonen West com The Demon’s Blackmith. Depois de ter feito um curso na Fiocruz, começou a fazer trabalhos comissionados diversos, principalmente, para clientes no estrangeiro
Ingressou na Me2Art, escola ligada à Shonen West, tendo aulas ministradas pelos brasileiros e mangakás Maurício Ossamu e Ellen Lau, e com sua experiência no mercado, e com uma série de cursos na área, começou a desenvolver conteúdo autoral.
Sté detalha seu início de carreira pela Shonen West, além de mostrar suas experiências em trabalhos anteriores, comoBlood Bond, The Astral Age e Everywhere I Look (imagem acima), onde trabalhou como ilustradora de personagens e cenários. Ela mostra detalhes de sua formação, material e equipamento, cronograma e meandros da criação de mangás no Brasil.
Sté ainda continua a produzir conteúdo comissionado, e explana sobre o mercado indie no Brasil para artistas autorais e desenhistas.
O ano de 2025 já começou pegando fogo para os fãs de animes Ecchi e nos do AnimeUnited, sempre estamos juntos com você fã deste gênero, principalmente eu que sou fã deste tipo de anime, e vou listar aqui para vocês alguns dos animes que representaram bem o Ecchi até o momento neste início de ano.
Com novas estreias recheadas de personagens carismáticos, situações provocantes e aquela dose de humor picante que a gente tanto ama, a temporada foi excelente e esta nova já começou muito bem, e promete marcar presença no coração dos otakus mais ousados. Mais do que simples apelações visuais, muitos desses títulos surpreendem com boas tramas, animação caprichada e um elenco que vai além dos clichês.
Seja com protagonistas atrapalhados, garotas sedutoras ou mundos fantásticos onde o fanservice é quase uma regra, o ecchi continua evoluindo, misturando gêneros como romance, ação, isekai e até terror. Em 2025, algumas estreias já se destacaram logo nos primeiros episódios, conquistando o público com cenas picantes e histórias envolventes.
Neste artigo, vamos destacar os melhores animes ecchi que já estrearam neste ano, analisando o que cada um tem de especial. Prepare-se para mergulhar em um universo onde a sensualidade anda de mãos dadas com o entretenimento!
Desde já, convido você, querido fã, a deixar seu comentário dizendo o que achou do artigo! Se curtir, posso continuar trazendo mais conteúdos sobre os animes ecchi e hentais que forem estreando ao longo do ano. E mais: me dá uma força nos comentários pra convencer minha chefe a fazer um cast especial sobre os três animes ecchi que destaquei aqui e que estão arrasando nesta temporada!
Takane Takamine é a presidente do conselho estudantil e considerada a deusa da escola, com notas perfeitas e uma beleza estonteante. Porém, ela possui um segredo: sempre que tira uma peça de roupa íntima, pode voltar no tempo e refazer suas ações. Koushi Shirota, um estudante comum, descobre esse segredo ao vê-la trocando de roupa. Agora, Takamine o obriga a ser seu “guarda-roupa pessoal”, carregando suas roupas íntimas para que ela possa usar seus poderes quando necessário.
Curiosidades
Trailers A série ganhou dois trailers promocionais: uma versão censurada e outra totalmente sem censura, destacando o conteúdo ecchi da obra. A protagonista é dublada por Yurika Kubo, conhecida por seu trabalho em “Love Live! School Idol Project”, enquanto Daisuke Kasuya dá voz a Koushi Shirota.
A Streaming
Inicialmente, a Crunchyroll disponibilizou o anime em sua plataforma sem censura, o que agradou bastante os fãs do gênero. No entanto, começaram a surgir rumores de que, devido a reclamações de alguns usuários — possivelmente pessoas que não têm afinidade com obras ecchi, mas que ainda assim expressaram fortes críticas — a plataforma poderia adotar uma versão mais censurada da obra. Essa possibilidade gerou insatisfação entre os fãs que valorizam a autenticidade da obra original.
Equipe de Produção Experiente O anime conta com profissionais renomados: direção de Tomoe Makino (Aharen-san wa Hakarenai), roteiro de Yuu Satou (Yuusha ga Shinda!), design de personagens por Ryou Yamauchi (Vinland Saga) e Maya Itou (Tokyo Revengers: Tenjiku Arc), trilha sonora de Takeshi Nakatsuka (My Dress-Up Darling) e direção de som por Akane Maeda (Kaginado).
Campanha de Ilustrações Mensais Uma iniciativa promocional divulga mensalmente novas ilustrações da protagonista Takane Takamine, destacando diferentes aspectos de sua personalidade e estilo.
Abertura e Encerramento com Artistas Conhecidos A música de abertura, “Baby Baby Baby”, é interpretada por Masami Okui com Bonjour Suzuki, enquanto o encerramento, “Hightail it”, é cantado por Makoto Furukawa.
Mangá com Reconhecimento Internacional O mangá foi indicado ao 7º Next Manga Award na categoria de Melhor Mangá Impresso em 2021, demonstrando seu reconhecimento além do Japão.
A história acompanha Makina Agatsuma, uma androide criada para ser a parceira ideal. Ela acaba indo morar com Eita Akutsu, um estudante introvertido e fã de mecatrônica. A convivência entre os dois gera situações hilárias e picantes, explorando temas de convivência e sentimentos humanos.
Curiosidades
Estreia com Duas Versões O anime estreou no Japão em 6 de abril de 2025, oferecendo duas versões: uma censurada, transmitida na Tokyo MX e disponível em plataformas como DMM TV, e outra sem censura, exclusiva do serviço de streaming AnimeFesta.
Equipe de Produção Experiente A direção é de Masayoshi Nishida (Allison & Lillia), com roteiro de Yohei Kashii (Peter Grill to Kenja no Jikan II) e design de personagens por Yuusaku Nakamura (Love Flops). A música é composta por Kyouhei Matsuno (Dragon Goes House-Hunting). A produção é dos estúdios BloomZ e Wolfsbane.
Mangá com Transição de Publicação O mangá original, criado por Yoshimi Sato, começou na revista Monthly Action em outubro de 2022. Após o encerramento da revista em fevereiro de 2024, a série foi transferida para o site Web Comic Action em abril do mesmo ano.
Temas Musicais A abertura do anime, “Ie de Yeah! tte Age Tiger”, é interpretada por Serena Kozuki, enquanto o encerramento, “Android ni Kubittake”, é cantado pela banda Brave Mental Orchestra.
3. S-Rank Monster no “Behemoth” dakedo, Neko to Machigawarete Elf Musume no Pet toshite Kurashitemasu
Estúdios: Zero-G e Saber Works
Direção: Tetsuo Hirakawa
Composição: Yuusuke Shirato
Estreia: 4 de janeiro de 2025
Gêneros: Fantasia, comédia, ecchi
Sinopse:
Um cavaleiro reencarna como um poderoso monstro Behemoth, mas em sua forma inicial, parece um adorável gatinho. Ele é adotado por Aria, uma jovem elfa, e passa a viver como seu “animal de estimação”, enfrentando situações embaraçosas enquanto tenta manter sua dignidade de cavaleiro.
Curiosidades
Origem da História A série começou como uma light novel escrita por Nozomi Ginyoku e ilustrada por Mitsuki Yano, publicada no site Shousetsuka ni Narou em agosto de 2017. Posteriormente, foi adquirida pela Micro Magazine, que lançou o primeiro volume em março de 2018.
Adaptação para Mangá A adaptação em mangá, ilustrada por Tarou Shinonome, começou a ser serializada na revista Young Animal Arashi em março de 2018 e, após o encerramento da revista, foi transferida para a Young Animal em julho do mesmo ano.
Estreia do Anime A adaptação para anime foi anunciada em março de 2024 e estreou em 4 de janeiro de 2025. A produção ficou a cargo dos estúdios Zero-G e Saber Works.
Equipe de Produção O anime conta com direção de Tetsuo Hirakawa (Bucchigire!), composição da série por Kanichi Katou (Kage no Jitsuryokusha ni Naritakute!), design de personagens por Tomoyuki Abe (Konyaku Haki sareta Reijou wo Hirotta Ore ga, Ikenai Koto wo Oshiekomu), e música composta por Yuusuke Shirato e Oni.
Elenco de Vozes O protagonista Tama é dublado por Tasuku Hatanaka, enquanto sua forma de gato é interpretada por Riho Sugiyama. A elfa Aria é dublada por Hinaki Yano.
Temas Musicais A abertura do anime, “Saijoukyuu no Kokoro”, é interpretada por Nonoka Oobuchi, que também dá voz à personagem Lily. O encerramento, “Rimi”, é apresentado pela unidade Poka Poka Ion.
Transmissão em Duas Versões O anime foi transmitido em duas versões: uma censurada, exibida em canais como Tokyo MX e BS11, e outra sem censura, disponibilizada no canal AT-X.
Popularidade Internacional A série conquistou uma base de fãs internacional, com plataformas de streaming como Crunchyroll ajudando a disseminar o anime globalmente.
Merchandising O sucesso do anime levou ao lançamento de diversos produtos de merchandising, incluindo figuras de ação, roupas e acessórios temáticos.
Fandom Ativo A comunidade de fãs é bastante ativa, com muitos criando fanarts, fanfics e participando de discussões online sobre a série.
4. Chotto dake Ai ga Omoi Dark Elf ga Isekai kara Oikaketekita
Estreia: Primavera de 2025
Gêneros: Ecchi, slice-of-life
Sinopse:
Hinata, após derrotar o Lorde Demônio em outro mundo, retorna à Terra para uma vida normal. No entanto, sua companheira de aventuras, uma elfa negra com sentimentos intensos por ele, o segue até seu mundo, causando situações cômicas e sensuais.
Curiosidades
Origem como Doujinshi Adulto A obra começou como um doujinshi adulto criado por Nakanosora em fevereiro de 2021. Devido à sua popularidade, foi reformatada e serializada no site Web Comic Gamma Plus em setembro do mesmo ano.
Adaptação para Anime em 2025 O anime está programado para estrear em abril de 2025, adaptando a comédia romântica de fantasia de Nakanosora. A produção é uma colaboração entre o selo Deregula da WWWave Corporation e o estúdio Elias.
Equipe de Produção Experiente A direção é de Toshikatsu Tokoro (Elf-san wa Yaserarenai), com roteiro de Yuuki Takabayashi (Love Kome: We Love Rice) e design de personagens por Kazuhiko Tamura (Nande Koko ni Sensei ga!?). A música é composta por Chihiro Endo.
A história de um homem de meia idade fazendo o que quer com o poder das compras online com um clique! Kenichi, um homem solteiro na casa dos 40 anos, é transportado para outro mundo sem motivo aparente. Ao tentar escapar de uma floresta perigosa juntando-se a monstros, ele percebe que tem o poder de acessar uma enorme loja online. Ao usar esse poder para trocar mercadorias que encontrou neste novo mundo por dinheiro e depois comprar mercadorias modernas na Internet, ele conseguiu criar rapidamente um negócio muito popular. Porém, seu objetivo é ter uma vida lenta e tranquila. Em vez de expandir ainda mais o seu negócio, ele decide se estabelecer e viver do poder de Jeff Bezos. A vida por correspondência de um homem de meia idade em outro mundo começa agora!
Por que ele se destaca? Esse anime mistura de forma super divertida o conceito de isekai com a ideia de “home shopping”. O protagonista não é um jovem impulsivo, mas um homem maduro e calmo, o que traz um charme único à história. E, como bom ecchi, as situações sensuais surgem naturalmente, especialmente com as beldades locais ficando curiosas sobre os produtos “íntimos” e “estimulantes” que ele apresenta.
Curiosidades sobre Arafoo Otoko no Isekai Tsuhan Seikatsu
Protagonista Madura Diferente dos típicos protagonistas adolescentes de isekai, Kenichi é um homem de quase 40 anos. Sua maturidade e experiência de vida trazem uma perspectiva única para a história, mostrando que aventuras fantásticas não são apenas para jovens.
Origem da Obra A série começou como uma light novel escrita por Hifumi Asakura e ilustrada por Yamakawa, publicada entre maio de 2018 e abril de 2019. Posteriormente, foi adaptada para mangá por Umiharu, serializado na revista Monthly GFantasy da Square Enix de abril de 2019 a agosto de 2024.
Adaptação para Anime em 2025 A adaptação para anime foi anunciada em 2024 e estreou em janeiro de 2025. A produção ficou a cargo do estúdio East Fish Studio, com direção de Yoshihide Yuuzumi e roteiro de Masanao Akahoshi. A música foi composta por Kujira Yumemi.
Foco no Comércio Enquanto a maioria dos isekais se concentra em batalhas épicas e magia, Arafoo Otoko no Isekai Tsuhan Seikatsu coloca o comércio no centro da trama. A série valoriza a estratégia e a inteligência, com Kenichi utilizando suas habilidades de compras online para prosperar.
Composição de Série:Hiroyuki Imaishi e Hiromi Wakabayashi
Design de Personagens:Atsushi Nishigori, Shigeto Koyama, Sushio, Masaru Sakamoto
Direção de Arte:Shigeto Koyama
Especialista Especial:Yoh Yoshinari
Planejamento de Conceito:Hiromi Wakabayashi
Estreia:Julho de 2025
Gêneros:Ação, comédia, ecchi
Sinopse:
Após 15 anos, as irmãs anarquistas Panty e Stocking retornam em uma nova aventura. Expulsas do Céu por má conduta, elas continuam sua missão em Daten City, enfrentando fantasmas e criaturas sobrenaturais, tudo sob a supervisão do irreverente Reverendo Garterbelt.Com um estilo de animação único e humor irreverente, a série promete manter o espírito ousado que a tornou cultuada.
Curiosidades
Retorno após 15 anos
A série original foi lançada em 2010. Após uma longa espera, os fãs finalmente terão uma continuação oficial em 2025, mantendo o estilo irreverente e ousado que a tornou cult.
Estreia confirmada para julho de 2025
O novo anime está programado para estrear em julho de 2025, conforme anunciado durante o Anime Japan 2025.
Novos personagens angelicais
Dois novos anjos serão introduzidos: Polyester, dublado por Junya Enoki, e Polyurethane, interpretado por Yuto Uemura. Esses personagens prometem trazer novos conflitos e dinâmicas à trama.
Direção de Hiroyuki Imaishi
O renomado diretor Hiroyuki Imaishi, conhecido por trabalhos como Gurren Lagann e Kill la Kill, retorna para dirigir a nova série, garantindo a continuidade do estilo visual e narrativo marcante.
Produção pelo estúdio TRIGGER
O estúdio TRIGGER, que adquiriu os direitos da série da GAINAX, está responsável pela produção do novo anime, prometendo manter a qualidade e inovação que caracterizam seus projetos.
Elenco original retorna
A maioria dos dubladores originais está de volta, incluindo Akeno Watanabe como Kneesocks e Yuko Natsuyoshi como Fastener, mantendo a familiaridade para os fãs da série original.
Disponibilidade de versões censurada e sem censura
A versão censurada será transmitida nos canais TOKYO MX e BS Nippon TV, enquanto a versão original e sem censura estará disponível na plataforma ABEMA.
7. Kimi no Koto ga Daidaidaidaidaisuki na 100-nin no Kanojo
Estúdio:Bibury Animation Studios
Direção:Hikaru Satou
Roteiro:Takashi Aoshima
Design de Personagens:Akane Yano
Estreia da 2ª Temporada:12 de janeiro de 2025
Gêneros:Comédia romântica, harém, ecchi
Sinopse:
Rentarou Aijou, um estudante azarado no amor, é informado por uma divindade que possui cem almas gêmeas. Determinado a não deixar nenhuma delas infeliz, ele embarca em uma jornada para conquistar e manter um relacionamento com todas. A série explora as hilárias e picantes situações que surgem dessa missão amorosa.
Por que ele se destaca? Este anime se destaca por sua abordagem exagerada e cômica do gênero harém. A segunda temporada, que estreou em janeiro de 2025, continua a expandir o elenco de personagens femininas, cada uma com personalidades únicas e interações divertidas com Rentarou. A combinação de humor, romance e cenas ecchi bem dosadas torna a série uma das favoritas entre os fãs do gênero.
Curiosidades
Premissa Inusitada
A história gira em torno de Rentarou Aijou, que, após ser rejeitado 100 vezes, descobre que tem 100 almas gêmeas. O desafio? Se ele não corresponder ao amor delas, elas morrerão.
Comédia Romântica Exagerada
O anime é conhecido por seu humor exagerado e situações absurdas, parodiando clichês de romances escolares e haréns.
Paródias de Outros Animes
A série faz diversas referências e paródias a outros animes populares, como Dragon Ball, com transformações em “Super GFaiyans” e ataques semelhantes ao Kamehameha.
2014… Parece que foi semana passada! Nessa época houveram cinco animes que fizeram sucesso e que ainda fazem até hoje! E hoje eu trago o nome deles! Então… APERTE O CINTO QUE LÁ VEM PEDRADA!
Tokyo Ghoul é ambientado em um mundo onde um jovem universitário de nome Ken Kaneki é transformado em ghoul, seres que parecem com humanos, mas se alimentam deles, após um encontro trágico que o fez viver tanto no mundo dos humanos quanto no mundo dos monstros.
Por que marcou?
Atmosfera sombria;
Trilha sonora Impactante;
Cenas intensas.
Elenco:
Ken Kaneki: Natsuki Hanae;
Touka Kirishima: Sora Amamiya;
Hideyoshi Nagachika (Hide): Koki Uchiyama;
Rize Kamishiro: Kana Hanazawa;
Shuu Tsukiyama: Mamoru Miyano.
Nota: A versão dublada em português foi lançada posteriormente, e os dubladores brasileiros podem variar conforme a distribuidora. Dublapédia
2 – Parasyte: The Maxim (Kiseijuu: Sei no Kakuritsu)
Parasyte: The Maxim é sobre parasitas alienígena que invadem os corpos das pessoas, mas um deles falha e acaba invadindo a mão de Shinichi Izumi, um adolescente criando uma convivência bastante bizarra.
Por que marcou?
Reflexões filosóficas sobre a humanidade;
Cenas de ação interessantes.
Elenco:
Shinichi Izumi: Nobunaga Shimazaki;
Migi: Aya Hirano;
Satomi Murano: Kana Hanazawa;
Ryouko Tamiya: Atsuko Tanaka.
Nota: A versão dublada em português foi realizada pela All Dubbing e lançada na Netflix em 2020.
No Game No Life segue os irmãos Sora e Shiro, dois prodígios no mundo dos jogos que são conhecidos na internet como “Kuuhaku” (uma equipe de gamers invencíveis). Um dia eles são transportados pelo deus Tet para um mundo onde tudo é decidido por jogos.
Por que marcou?
Visual colorido e único nas roupas dos personagens;
Inteligência nas estratégias dos protagonistas.
Elenco:
Sora:Yoshitsugu Matsuoka;
Shiro: Ai Kayano;
Stephanie Dola: Youko Hikasa;
Jibril: Yukari Tamura;
Tet: Rie Kugimiya.
Nota: A versão dublada em português foi lançada posteriormente, e os dubladores brasileiros podem variar conforme a distribuidora. Dublapédia
Akame ga Kill segue Tatsumi, um jovem que viaja à capital para salvar sua vila da fome. Ao chegar lá, ele descobre a corrupção do governo e decide se juntar a um grupo de assassinos revolucionários para derrubá-lo.
Por que marcou?
Mistura de ação;
Drama;
Personagens carismáticos com mortes inesperadas.
Elenco:
Tatsumi: Souma Saitou;
Akame: Sora Amamiya;
Leone: Yuu Asakawa;
Mine: Yukari Tamura;
Esdeath: Satomi Akesaka.
Nota: A versão dublada em português foi lançada posteriormente, e os dubladores brasileiros podem variar conforme a distribuidora.
Haikyuu!! é um anime de esportes focado no vôlei. A história segue Shouyou Hinata, um garoto que, inspirado por um jogador de vôlei profissional, decide entrar para uma equipe da sua escola, apesar de sua baixa estatura.
Por que marcou?
Inspirador;
Dinâmico;
Redefiniu o gênero de animes esportivos.
Elenco:
Shoyou Hinata: Ayumu Murase;
Tobio Kageyama: Kaito Ishikawa;
Daichi Sawamura: Satoshi Hino;
Koushi Sugawara: Miyu Irino;
Asahi Azumane: Yoshimasa Hosoya.
Nota: A versão dublada em português foi lançada posteriormente, e os dubladores brasileiros podem variar conforme a distribuidora.
E aí? O que achou dessa pedrada de nostalgia? Espero que tenha gostado, matado a saudade e volte a assistir de novo! Até a próxima!
Os produtores de anime da KADOKAWA, Takuya Yoshioka e Maki Mihara, concederam uma entrevista à The Television, de propriedade da KADOKAWA, na qual compartilharam suas experiências de trabalho na série de sucesso “My Happy Marriage (Watashi no Shiawase na Kekkon)” e discutiram o futuro do anime, tanto no Japão quanto no exterior.
Quando perguntado sobre a crescente importação de anime da China e da Coreia para o Japão,Yoshioka expressou sua preocupação com o impacto que isso poderia ter na produção nacional, comentando: “Acho que em qualquer trabalho visual, há elementos que só podem ser criados com base no histórico cultural de um país ou região e nos valores que foram cultivados por muito tempo. Há animações que só podem ser feitas com a sensibilidade e a natureza que nascem no Japão”.
Ele continuou, observando a importância de proteger o anime japonês: “É por isso que acredito que é responsabilidade dos criadores proteger e desenvolver o ambiente de produção e suas funções, e continuar produzindo anime continuamente para que as pessoas envolvidas com anime possam ser devidamente enriquecidas”.
Yoshioka também expressou preocupação com o modelo de produção atual, que prioriza os lucros a curto prazo: “Nesse sentido, eu me preocupo com o fato de que, em vez de muitas obras de anime serem produzidas no exterior e virem para o Japão, como acontece com outros setores, se as coisas puderem ser produzidas no exterior com custos e mão de obra baratos, o investimento será direcionado para lá, levando a um declínio na capacidade de produção e no setor doméstico. Além disso, no Japão, onde o crescimento econômico está estagnado, criadores talentosos e recursos humanos irão para o exterior.”
Ele acrescentou: “Acredito firmemente que é hora de reconsiderar o modelo de produção e consumo de grandes quantidades de mão de obra apenas para vendas temporárias e para que as empresas com capital se unam e invistam seu dinheiro adequadamente, buscando uma produção de anime realmente ‘sustentável’. Se o ambiente de produção de anime no Japão se tornar mais estável e se estabelecer em uma base sólida para o crescimento, há um grande potencial para o surgimento de novas expressões com a entrada de estúdios estrangeiros, e acredito que há muitos elementos positivos para o desenvolvimento da animação”.
Por sua vez, Mihara expressou que o anime japonês mudou a percepção global do setor e disse: “O anime no estilo japonês mudou a percepção do que é anime, e estou ansioso para ver como outras culturas se expressam por meio do método de produção japonês”. Além disso, foi mencionado um fenômeno no setor japonês, pois muitos animadores estão deixando a animação para entrar no setor de videogames, que, de acordo com Takeshi Kikuchi, chefe de anime da KADOKAWA, está “30 anos à frente do setor de anime em termos de globalização”. Isso levou a um êxodo de talentos, pois as condições de trabalho, os baixos salários e o assédio são problemas comuns na indústria de anime, levando muitos animadores a mudar de setor.
Enquanto isso, os estúdios da Coreia do Sul e da China estão melhorando rapidamente suas capacidades de produção. O Studio PPURI da Coreia, por exemplo, recebeu elogios por seu trabalho no vídeo de abertura da primeira temporada de “Solo Leveling”, e a qualidade da animação chinesa está crescendo tanto que agora ela exporta regularmente suas produções para o Japão e as distribui para outros países.
Apesar desse crescimento internacional, Yoshioka concluiu enfatizando a importância de o Japão manter sua posição de líder na produção de anime:“Embora a entrada de estúdios estrangeiros possa enriquecer a animação, acredito que o Japão precisa se adaptar e permanecer competitivo para continuar a liderar a produção de anime no futuro.”
Shiganbana, do autor Utsumi Yae, é um mangá seinen com uma premissa bastante interessante. Apesar de promissor, não chega a ser inovador, uma vez que uma série chamada Dexter já havia abordado a temática. No entanto, Shiganbana apresenta uma perspectiva diferente e, até certo ponto, cativante, de acordo com os leitores.
Contudo, o que parecia ser um material com grande potencial acabou sendo cancelado pela editora devido à queda nas vendas dos volumes encadernados. Segundo os fãs que acompanhavam a obra, o mangá entrou em uma espiral de clichês, apresentando eventos formulaicos sem muito a agregar além do que já havia sido explorado.
O assassino de assassinos
O protagonista de Shiganbana é um assassino de assassinos em um país aparentemente pacífico. Antes de eliminar seus alvos, ele sempre questiona seus motivos para matar, o que representa sua maneira de abraçar seu destino.
Apesar de estar envolvido em um mundo de escuridão devido a seu trabalho, ele possui uma gentileza intrínseca que o torna único nesse ramo. Quando criança, testemunhou a morte de seus pais por um assassino chamado Yama, motivando-o a buscar respostas e vingança.
Embora Shiganbana tenha sido cancelado, Utsumi Yae possui outras obras publicadas. Se você gostou do mangá e deseja explorar mais trabalhos do autor, confira também os títulos “Until Your Bones Rot” e “The Shadows of Who We Once Were“.
Um dos temas que mais repercute para o público são as decisões tomadas em histórias na qual um protagonista masculino ou feminino tem que decidir com quem vai ficar ao final da obra. Na maioria delas, a escolha do autor causa revolta para os fãs.
Nisekoi, 5-toubun no Hanayome (The Quintessential Quintuplets), Kanojo, Okarishimasu (Rent Girlfriend), Domestic na Kanojo, 2.5-jigen no Ririsa, Masamune-kun no Revenge, Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru (My Teen Romantic Comedy SNAFU), The Café Terrace And Its Goddesses, A Couple Of Cuckoos, We Never Learn: Bokuben, Ao Haru Ride, Ao no Hako (Blue Box) e muitos outros são algumas das principais obras de romance conhecidas da nossa comunidade de obras, nas quais temos um protagonista masculino ou feminino se envolvendo com vários outros dentro da história e tendo que tomar uma decisão com quem vai estar ao final da história.
Esse assunto começou a vir à tona com o decorrer dos anos, quando uma obra era finalizada ou estava próxima do fim. As redes sociais se movimentavam com o público trazendo suas opiniões sobre as suas escolhas de quem o personagem principal deveria ficar junto. E com o encerramento de grande parte delas, seja em anime, mangá ou light novel, ficou a surpresa da contrariedade da decisão do autor junto ao desejo dos fãs.
Dos exemplos acima que citei no início do texto, gosto de destacar 5-toubun no Hanayome, Domestic na Kanojo e Rent Girlfriend. Destas, duas obras já foram finalizadas e sofreu críticas pelas escolhas tomadas pelo autor. Enquanto o público tinha na torcida um final com Nino ou Miku das irmãs, a escolhida foi a indiferente Yotsuba que pouco acrescentava.
Já no caso de Domestic na Kanojo, o protagonista fica dividido no envolvimento das irmãs Rui e Hina. A obra que tinha alta popularidade, começou a ter problemas quando adentrou em histórias sem nexo no meio da principal e com um final que não trouxe nenhum sentido. As críticas foram imensas, com a autora até se pronunciando sobre sua decisão e trazendo mais ódio e justificativas para os fãs que seguiam lendo e esperando o desenrolar da história.
No caso de obras que ainda estão em publicação, Rent a Girlfriend já caiu na desgraça dos leitores pelo rumo seguido da história. Neste caso, vou só citar esta questão, pois poderia escrever somente um artigo inteiro sobre os problemas da história. E falando de uma mais recente, Blue Box trouxe uma animação linda e ótimos personagens. Assim que encerrei o anime, iniciei a leitura do mangá. Apesar da minha torcida muito forte para uma personagem feminina ser a escolhida pelo nosso protagonista central, a sua decisão e os acontecimentos que se seguem na história não me fazem odiar a escolha. Na verdade, este pode ser um caso em que há uma divisão, apesar de seguir com a minha favorita (Estou evitando nomes para spoilers).
Claro que existem outras produções que fui a favor da escolha final do personagem, como Sword Art Online (ainda está em publicação), Horimiya, Fruits Basket, Yamada-kun to 7-nin no Majo (Yamada-kun and the Seven Witches) onde em minha opinião as escolhas foram acertadas e coerentes tanto para a visão do público, quanto na opção do autor.
Então fica o questionamento: o autor desde o início já tem definido a escolha do protagonista ou durante a continuidade da obra apesar dos altos desenvolvimentos e destaques de personagens secundários, sua decisão segue a menos improvável do público. O quanto podemos realmente dizer que os fãs estão impactando nessa escolha? Fica essa dúvida para nós os leitores
Menção Honrosa – Sempre serei time Rem (entendedores sabem os significados destas palavras)
Sakura CardCaptor (CLAMP) recebeu as bênçãos de uma remasterização e está sendo disponibilizada gratuitamente para todos os fãs e possíveis novos públicos que irão poder desfrutar dessa obra maravilhosa.
A nova exibição de Sakura, um anime que foi ignorado por muito tempo pelos canais de streaming, está finalmente recebendo a luz do dia não só dublado como também remasterizado e remixado, tudo graças ao canal Naisu TV que adquiriu os direitos da obra e lança três vezes na semana (sempre às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 11 horas), gratuitamente, pelo youtube. Além disso, a famosa TV Cultura também disponibiliza a animação nos mesmos dias em seu canal de TV aberta, porém no horário de 18:30, durante o quadro Antimatéria.
Como fã nostálgica do anime, fui me aventurar nessas exibições e estou completamente satisfeita. Além da imagem estar 100% melhorada e a dublagem seguir sendo a original, muitas coisas tiveram mudanças significativas em pontos extremamente positivos.
Entre essas mudanças, podemos destacar a redublagem das músicas pela Debora Soraya Orenga (cantora, narradora e tradutora) que manteve a essência, porém com uma harmonização totalmente nova.
Confira abaixo a versão clássica e a versão atual:
Clássico:
Novo:
A nova edição está valorizando também alguns detalhes que passavam despercebidos e agora possuem um maior destaque, com direito à tradução completa para o português, como as placas e textos que surgem de relance em meio às cenas, os quadros de avisos da cozinha, os títulos dos episódios e até os créditos.
Tivemos também redublagem no encerramento dos episódios, mantiveram a Sessão do Kero e até modificaram muitos trechos para dar destaque ao novo título “Cardcaptor Sakura”, mas algo que muitos criticam e que, pessoalmente, também senti muita falta é a ausência do clássico narrador lendo o título do anime e anunciando o estúdio de dublagem. Essa é uma parte característica dos clássicos de dublagem que crescemos acompanhando.
Todos esses tópicos são os mais evidentes nessa nova mudança, mas, como a animação ainda está em lançamento, vamos continuar acompanhando e esperar as futuras surpresas que poderão vir (ou não). Ainda assim, tudo está sendo positivamente abordado e sendo aclamado pelo público, ainda que poucos tenham conhecimento.
Dessa maneira, fica aqui a recomendação de lançamento para quem ama o clássico e não sabia dessa grande novidade. A Naisu TV está fazendo um trabalho excelente e a expectativa é de trazerem outros animes licenciados para a plataforma gratuita, Youtube, assim ampliando os públicos e disponibilizando uma acessibilidade geral para todos.
A produtora australiana dos irmãos Kevin e Luke Lerdwichagul está em alta nos últimos anos, impulsionados pelo sucesso de O Incrível Circo Digital e Murder Drones, e anunciou nos últimos três meses suas novas adições ao portfólio de obras, Cavaleiros de Guinevere e O Distrito dos Lampejos.
Cavaleiros de Guinevere fora anunciado em 17 de janeiro com teaser trailer, dirigido e criado por Dana Terrace, John BaileyOwen e Zach Marcus. Os três estiveram na produção de A Casa da Coruja (The Owl House), Dana tendo sido a criadora da animação que estreou na Disney em 2020, com três temporadas, além de ter participado dos roteiros de Gravity Falls.
O trailer já alcançou as 3.9 milhões visualizações no canal oficial do YouTube da Glitch.
A animação ainda não teve sua data de lançamento revelada, tendo sido apenas revelado os planos para o lançamento ainda em 2025.
O Distrito dos Lampejos foi revelado ao público em teaser trailer no dia 21 de março, e tem data de estreia de seu episódio piloto para 18 de abril. Nick Szopko é o autor da obra e já trabalhou em outro sucesso recente da animação indie, Helluva Boss, tendo sido um dos responsáveis pelo design dos personagens.
Sinopse
O Distrito dos Lampejos é um drama policial gótico sobre uma família de gângsteres mortos-vivos tentando encontrar seu lugar no mundo após este chegar ao fim. Uma série de crimes sobrenaturais sobre uma família de gângsteres mortos-vivos em uma cidade onde a morte não significa nada e as consequências só importam se você não conseguir escapar delas.
O trailer tem 2.2 milhões de visualizações no canal oficial da produtora australiana
As animações indie estão em alta, e com tantos títulos sendo lançados mundialmente no YouTube, as opções de entretenimento ficam maiores e estão ganhando a atenção dos fãs de animações, com os trailers da Glitch ganhando vários comentários positivos, que destacam a boa qualidade gráfica apresentada;
@Cashcorn: Como DIABOS é essa animação indie??? A maioria dos programas nem tem essa alta qualidade. Mal posso esperar!
@Saberspark: Isso transborda estilo e personalidade, mal posso esperar para ver!
@Gulag_Edits: Imagine mostrar isso para uma pessoa que não conhece GLITCH. Elas vão pensar que é um programa normal da Netflix com uma empresa inteira trabalhando nele, então eu diria a elas que isso TUDO foi feito por uma empresa independente.
@SoraSussurrador: Estou animado para ver mais de Dana Terrace. Por causa do quão ótimo The Owl House foi, espero que este seja tão ótimo quanto, se não melhor.
@AriannaBvx: O fato de eles não precisarem diminuir o horror e o sangue, como fizeram com a Owl House, significa que provavelmente será uma série muito macabra!
@300IQPrower: Estamos realmente em um renascimento de programas sobre o horror existencial de ser uma “falha no sistema”